O sucesso profissional é a realização de metas e objetivos no ambiente de trabalho, sejam eles pessoais ou financeiros. Isso pode incluir promover uma carreira de sucesso, alcançar um alto nível de reconhecimento ou atingir uma posição de liderança. Alguns exemplos são:
- Atingir metas pessoais ou financeiras
- Alcançar um alto nível de reconhecimento no ambiente de trabalho
- Desenvolvimento de novas habilidades e conhecimentos
- Liderar projetos ou equipas de sucesso
- Receber prémios ou reconhecimentos por seus esforços
O sucesso profissional também pode ser medido pelo equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, bem como pelo bem-estar geral. Alcançar o sucesso profissional é uma jornada contínua e é importante lembrar que é possível alcançar o sucesso de diferentes maneiras.
Atualmente, fala-se em hard e soft skills, na adaptação das organizações e dos colaboradores aos novos modelos de negócio e ao mercado de trabalho em evolução. Mas quando esta adaptação acontece, o que se espera dos colaboradores neste presente, que já é quase futuro? E como podemos superar as expectativas para que a motivação no trabalho nos leve a querer e a fazer por alcançar o sucesso profissional?
É necessário que se entenda que a distinção entre a importância de capacidades técnicas e competências comportamentais é cada vez menor. Ambas são consideradas pelos empregadores numa entrevista de emprego. Vejamos então quais são as capacidades necessárias para se ser um bom trabalhador. E assim, em quais te podes destacar para alcançar o sucesso!
1. Competências técnicas aprimoradas e adaptadas ao mercado
Cada vez mais se pede especialização numa área. Isto sem perder o bom senso de continuar atualizado em relação ao que se passa à nossa volta.
2. Disponibilidade e interesse em aprender
… na nossa área e em outras de interesse para a organização que integramos.
3. Capacidade de leitura e interpretação de dados
Ler e interpretar dados corretamente auxiliam na criação de boas estratégias.
4. Conhecimento e análise dos novos meios de comunicação
Saber analisar a forma. Isto é, fatores como o grafismo ou a linguagem utilizada – são fonte de distinção uma vez que o que a maior parte de nós faz, é apenas ler e interpretar o conteúdo.
5. Capacidade de filtrar informação
Assim como saber onde procurar e como tratar essa mesma informação.
6. Habilidade de trabalhar em contacto com diversos contextos culturais
… e saber retirar daí todas as aprendizagens. Sendo aqui o mais óbvio, as diferentes línguas faladas.
7. Pensamento crítico e disruptivo
Ir mais além, apresentar sugestões e propor soluções quando tal se justifica.
8. Inteligência social
A capacidade de entendimento e conexão com os outros que se torna fundamental, tendo em conta a importância crescente do trabalho em equipe.
9. Trabalhar produtivamente em equipa
… muitas vezes, virtualmente.
10. Os clássicos
Responsabilidade e motivação!
Enquanto colaboradores sentimo-nos uma mais-valia para as organizações quando encontramos no trabalho que desenvolvemos um propósito. Este acrescenta-nos algo, assim como aos que nos rodeiam ou ao público com quem trabalhamos. Mas este sentimento deve também ser, por cada um de nós, fomentado. Portanto, deves acreditar que há sempre hipótese de ser melhor no que se faz. Assim, podemos tornar o trabalho mais desafiante, e será aqui que nos encontraremos mais perto do sucesso profissional.