O que é um Plano de Carreira? Como o fazer e quais as vantagens?

O Plano de Carreira diz respeito ao conjunto de percursos e metas que, em sequência, constituem um guia de crescimento profissional para cada indivíduo. O plano de carreira pode ser elaborado por qualquer profissional de qualquer área, independentemente do cargo que ocupa.

Plano de Carreira

Este distingue-se do Plano de Desenvolvimento de Carreira por ser construído por cada pessoa e não depender do plano que a empresa tem para si. É pautado pelos objetivos e oportunidades profissionais ou formativas, que se alinham com os interesses, paixões e metas individuais.

Os objetivos que constituem o plano de carreira devem identificar o que o profissional se vê a realizar nos próximos 5, 10 ou 20 anos da sua carreira profissional. Da mesma forma, é preciso identificar as ações de curto prazo necessárias para atingir essas metas profissionais nos anos estipulados. Este plano não é fixo e deve ser revisto e reavaliado sempre que se considere necessária uma mudança na carreira.

Iniciar a carreira numa determinada empresa e permanecer nesta até à reforma é já considerada uma utopia. Com as oscilações permanentes do mercado de trabalho, a evolução profissional é, atualmente, predominantemente marcada pela passagem por diversas empresas e funções. A conquista de posições hierarquicamente superiores já não pode ser considerada como uma retribuição pelos anos de empresa. Mas antes o resultado de um planeamento estruturado da carreira profissional. Este planeamento é tanto mais eficaz quanto maior for o controlo que o profissional tem sobre o mesmo.

A elaboração do Plano de Carreira dependerá sempre do estado profissional atual da pessoa. O tipo de planeamento realizado para o início de carreira, para o desenvolvimento da carreira atual ou para uma mudança de carreira acarreta diferentes objetivos e ações a definir. Mas, genericamente, o que deve incluir o planeamento de carreira?

O planeamento de carreira assenta em três fases:

Definir metas e objetivos profissionais

Em primeiro lugar, deve-se questionar qual a visão de futuro a nível profissional e pessoal para os próximos anos. Por exemplo, daqui a 5 anos:

  • Em que empresa, setor de atuação ou país quero estar?
  • Qual o cargo que quero ocupar?
  • Que competências me faltam desenvolver?
  • Que recursos me faltam adquirir?

Com base nas respostas a estas interrogações, é possível delinear metas e objetivos. Destacamos, por exemplo: mudança de emprego, mudança de setor de atuação, promoção na empresa, aumento salarial, trabalhar fora do país, entre outros. Para suportar a definição destes objetivos, deve-se conduzir uma pesquisa sobre as opções profissionais existentes.

Autoavaliar as competências e características individuais

De acordo com os objetivos e metas previamente estipulados, segue-se uma avaliação sobre o indivíduo enquanto profissional:

  • Avaliar os pontos fortes, as preferências, as paixões, o estilo e valores de trabalho e as qualidades pessoais;
  • Refletir sobre quem é neste momento e em quem deseja tornar-se enquanto profissional;
  • Olhar para experiências anteriores e ponderar sobre as experiências que mais motivaram e que excederam as expectativas, com o intuito de perceber as experiências profissionais mais relevantes para o próprio.

Uma ferramenta útil para auxiliar nesta avaliação pode ser o O*NET Interest Profiler que através de um inquérito simples indica quais as áreas de trabalho que podem ser interessantes considerando respostas espontâneas.

Elaborar um plano de ação

Sendo já conhecidos os objetivos profissionais a atingir e as competências enquanto profissional, estão reunidas as condições necessárias para delinear um plano de ação concreto para alcançar os objetivos estipulados. Este plano de ação deve conseguir responder à seguinte questão: o que preciso de fazer para atingir o meu objetivo?

O plano de ação integra ações de curto ou longo prazo que definem como será a progressão no percurso de carreira. Estas devem ser específicas, mensuráveis, realistas, relevantes e enquadradas num espaço temporal. Por exemplo, se o objetivo for encontrar um novo emprego, um dos objetivos a definir será quantas candidaturas deverá fazer por semana, e os meios para o fazer.

Mas por que se deve construir o Plano de Carreira?

Caso ainda não seja óbvio porque se deve construir o Plano de Carreira, então tenha-se em consideração que o mercado procura cada vez mais profissionais capazes de resolver problemas e seguros quanto ao que pretendem fazer com a sua carreira, pelo menos a curto prazo. Planear e executar a carreira que melhor se enquadra a cada profissional tem demonstrado ser um fator de sucesso na vida profissional, e talvez o segredo mais bem guardado da maioria dos profissionais com altos cargos de chefia.

Ter um plano e segui-lo é algo que vai despertar o interesse das empresas por onde o profissional passar, porque sabem que têm à sua frente uma pessoa determinada, orientada para objetivos e comprometida com o seu trabalho. Inclusive, um plano individual pode ser um bom ponto de partida para que a empresa que o profissional integra seja capaz de desenhar um plano de desenvolvimento de carreira adequado ao mesmo.

A carreira profissional está nas mãos de cada um. O desenvolvimento de um plano de carreira requer determinação, foco e paciência, dado que as decisões profissionais têm repercussões não só na vida profissional, como também na vida pessoal e familiar.

Se o planeamento de carreira parecer demasiado complexo ou se as ferramentas acessíveis não forem suficientes, é possível recorrer a serviços de consultoria de gestão de carreira. Este contacto com um profissional especializado em acompanhar e gerir carreiras, nomeadamente com conhecimento no setor profissional de interesse, pode permitir adquirir ferramentas sólidas. Essas ferramentas acompanham o profissional para o resto da vida.

Gostaste do artigo? Partilha com um amigo.

Outros artigos sobre emprego que te podem interessar

Logotipo do Clan a Branco

Se é amor à primeira vista, tem de ser espontâneo.

Faz a tua candidatura espontânea e aumenta as possibilidades de fazer parte do Clan.

Candidatura Expontânea

A tua mensagem foi enviada com sucesso!

Quero estar a par das novidades!

Participação de Assédio

Sugestões e Reclamações

Skip to content