Carta de apresentação: o que é e como fazer

Uma carta de apresentação é um documento que acompanha o currículo e serve para apresentar ao recrutador os motivos pelos quais consideramos que somos a pessoa mais adequada para o cargo em questão.

carta de apresentação

Uma carta de apresentação que cumpra o seu objetivo pode aumentar bastante a probabilidade de sermos chamados para uma entrevista de emprego. Além disso, lembremo-nos de que a carta deve ser honesta e prender a atenção do recrutador que a lê. Portanto, consideramos estas 6 dicas:

1. Tratar a pessoa pelo nome

Dirigir a carta de apresentação especificamente ao recrutador responsável pela oferta a que se faz a candidatura, ou ao diretor de RH da empresa – a maior parte das vezes conseguimos encontrar esta informação online. Quando estes dados não estão disponíveis, podemos dirigir a carta à organização que está a contratar.

2. Personalizar a mensagem

Falar especificamente do cargo a que te candidatas e do porquê de seres a pessoa mais adequada para o preencher. Olhar para os requisitos da oportunidade e indicar como te revês neles é uma boa opção. No entanto, não utilizes apenas traços genéricos ou características que não sejam concordantes com a organização.

3. Ser original

Aqui a falta de criatividade não é uma desculpa. Achas que não consegues apresentar algo que te distinga dos outros candidatos? Conta a tua história, garanto que será única! Mas não faças uma cópia do teu Currículo, não é isso que o recrutador quer ver. Podes aqui utilizar mais informação pessoal de relevância, como os teus interesses, cursos, formações e até motivações.

4. Mostrar motivação para o trabalho

Explicar porque te candidatas àquela vaga em específico, o que tens para oferecer e o porquê de estares a fazer esta mudança. Isso vale para qualquer que seja a posição profissional anterior ou mesmo que seja o teu primeiro emprego.

5. Mostras os dotes de comunicação

Ao escreveres uma carta de apresentação tens a possibilidade de transmitir a tua clareza do raciocínio, a comunicação profissional, a objetividade e orientação aos resultados. A forma como escreves e a capacidade de construir uma narrativa concisa mas explicativa podem ser grandes aliados para a tua contratação.

E ainda as questões técnicas

– Não escrevas mais de uma página A4

– Não procures e não utilizes conceitos generalistas

– Se não quiseres apresentar por escrito, por que não utilizar um formato diferente? Podes recorrer ao vídeo, ou a uma apresentação em formato digital ou outro meio com o qual te sintas confortável. O mais importante é que seja uma apresentação, não é que seja uma carta escrita…

A apresentação, seja em que formato for, tem de ser honesta e dar conhecimento ao recrutador sobre o teu percurso profissional, as competências desenvolvidas e o porquê de ser o melhor fit para o cargo a que te candidatas.

Boa sorte!

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