Saber que vamos fazer uma apresentação para um grande número de pessoas, para um número mais reduzido de pessoas que não conhecemos ou mesmo só para uma pessoa em contexto de apresentação pessoal numa entrevista de emprego pode ser uma preocupação… mas não precisa!
É normal que fiques nervoso, aceita isso mas não te rendas! Partilhamos cinco dicas para garantir o teu sucesso na próxima vez em que estiveres num destes cenários.
1. Conhecer o público previamente
Saber, se possível, para quem vamos falar e adaptar o discurso para quem o vai ouvir. Ter em consideração os interesses do interlocutor ou da audiência, a entoação a utilizar e até o vocabulário.
2. Adequar o volume da voz ao espaço
Parece um pormenor, mas a verdade é que é importante que a altura da voz seja adaptada ao espaço onde falamos. Sabes que se falares demasiado baixo, vais passar a ideia de estar nervoso, assustado e pouco confiante? Mas se falares demasiado alto a tua audiência vai ouvir uma mensagem de altivez e presunção da tua parte. Encontra o volume correto para o espaço que te envolve e coloca a voz de forma adaptada.
3. Esquematizar a apresentação
É mais fácil memorizar esquemas e lembrar imagens do que apoiarmo-nos em texto corrido para desencadear uma apresentação pessoal. Para além disso, o próprio processo de esquematizar ajuda-nos a processar a informação. Assim vamos percebê-la melhor porque se suporta numa sequência lógica mais fácil de lembrar.
4. Treinar em voz alta a apresentação
Treina a tua apresentação em voz alta, grava e ouve, treina até em frente a um espelho… experimenta e descobre qual o melhor método para ti. O importante é que no fim da experiência sejas capaz de reconhecer o que fizeste bem, o que correu pior e o que podes melhorar ou contornar.
5. Ser auto crítico
Olha para a tua apresentação na perspetiva de espectador. Pensa se o que dizes é interessante e tem algo de novo, se falas num tom entusiasta e se és cativante. O registo das entrevistas de trabalho, por exemplo, deve acompanhar o tom habitual de uma conversa. Aqui, considera o entusiasmo previsto sem perder a seriedade.
No fim de contas, lembra-te que vais falar com pessoas, que é uma prática comum do dia-a-dia da maioria. E se vais fazer uma apresentação pessoal, o mais provável é que seja sobre um tema que conheces bem. Se estás numa entrevista de emprego, é o teu percurso e perfil profissional que tens de apresentar. E se este é um tema familiar, descontrai e encontra conforto a apresentá-lo.
Se seguires estas dicas, o mais provável é que os nervos não levem o melhor de ti!