O trabalho do papel ao pixel

2025-03-20

Paulo Leitão lembra que o trabalho da área de recursos humanos mudou muito nas últimas décadas e que a Internet, e agora a Inteligência Artificial vieram trazer alterações incontornáveis.

pixel

Quando as primeiras empresas de recursos humanos (RH) surgiram e começaram a estabelecer-se, na primeira metade do século XX, o mundo era um lugar muito diferente do de hoje. Os arquivos em papel e os processos manuais eram a norma. As páginas de jornal eram o campo primordial para a colocação de anúncios e as possibilidades e a busca pelo talento eram geograficamente limitadas.

Na semana em que celebramos o que é considerado o 36º aniversário da Internet (a 12 de março), nunca é demais recordar a forma absolutamente revolucionária como esta ferramenta, de funcionamento invisível, mudou a vida das empresas. É, aliás, perfeitamente justo dizer que há uma vida antes e depois desta criação.

Se não, vejamos: antes, a prospeção de novos negócios envolvia contacto telefónico a frio e visitas presenciais. Atualmente, e sem diminuir a importância do contacto personalizado e dos esforços de networking presencial, uma boa estratégia de marketing digital, conteúdo relevante e e-mail marketing segmentado permitem que sejamos potenciais clientes a procurar as empresas. Também a aquisição de candidatos foi totalmente transformada graças à Internet. Os anúncios em jornais e o envio de CV’s em carta, deram lugar a plataformas de recrutamento on-line e à busca ativa em redes sociais. A triagem e avaliação, que antes dependiam de processos manuais demorados, contam agora com a automação da inteligência artificial (IA) para classificar e selecionar talentos que já são testados online e muitas vezes entrevistados por videoconferência, de forma síncrona, ou assíncrona. A gestão do relacionamento com candidatos beneficia dos sistemas ATS, com assistentes de IA, que automatizam a comunicação e disponibilizam portais de acompanhamento capazes de responder a um conjunto de perguntas dos candidatos. A elaboração manual de contratos e o arquivamento físico deram lugar à geração automatizada e à assinatura eletrónica. Os relatórios são agora painéis de controlo online com métricas em tempo real. A gestão de projetos, antes feita em grandes quadros de parede, recorre agora a softwares especializados.

Para ler o artigo completo no Sapo, clique aqui.

Gostaste do artigo? Partilha com um amigo.​

Outros artigos sobre emprego que te podem interessar

Bem-vindo à solução 100% digital que te liga ao emprego!

Procuras um novo desafio profissional?

Explora as nossas ofertas de emprego e encontra oportunidades alinhadas com os teus objetivos!

Acreditamos que todos os trabalhos são importantes.

O nosso compromisso é garantir que, na procura de trabalho, somos mais do que oportunidade: somos suporte.

Estarmos prontos quando e onde é preciso é muito mais do que um mantra.

Fala connosco em qualquer canal a qualquer hora.

Lê artigos e dicas para te destacares no mercado de trabalho.

Conhece também as Notícias e Comunicados do Clan.