É chegada a hora de realizar uma entrevista de emprego, mas a concorrência é grande. Damos-te 5 dicas úteis para agarrares a tua próxima oportunidade de trabalho.
Existem situações onde pode ser complicado ter destaque enquanto candidato. Uma entrevista de grupo ou entrevista de emprego feita remotamente são alguns dos exemplos. Mas em qualquer cenário podemos trabalhar para nos destacarmos!
Podes ter um Currículo criativo ou simples e fácil de entender, as melhores capacidades técnicas e até ser naturalmente simpático e dotado do dom da comunicação. Mas a verdade é que, tudo isso os outros candidatos também podem ter e ser. Então, mostra que és a pessoa ideal para o cargo, e que o cargo é o ideal para ti. Como? Confere as nossas 5 dicas:
1. Pesquisa!
É uma necessidade constante em todos os processos de candidatura a um novo emprego. A diferença aqui é que, provavelmente, não serás o único a fazê-lo e precisas de te destacar para o recrutador. Saber de cor o “sobre nós” da empresa não é suficiente.
Procura notícias sobre a empresa a que te candidatas, eventos, relatórios e estudos. Assim, poderás falar dos resultados claros e do que acontece e é visto por alguém de fora.
Enquanto fazes a pesquisa, vais também perceber as palavras-chave utilizadas pela empresa e os temas mais abordados. Assim conseguirás formar um discurso que vai ao encontro da identidade da organização.
2. Não sejas competitivo
Quando sabes que há mais candidatos para o trabalho que tentas ocupar é normal que queiras mostrar que sabes mais, que estás mais disponível, que queres aquela vaga mais do que outra pessoa, mas cuidado… não acabes por sabotar a presença dos outros, e a tua por consequência.
Destacar-te-ás se, em contacto com outros candidatos, mostrares capacidades de um bom colega de equipa. Mostra que és capaz de trabalhar bem em grupo, salientando as tuas melhores competências e reconhecendo as daqueles que te rodeiam.
3. Mostra interesse em aprender, resiliência e criatividade
Mostra que te interessas pelo que ouves: tira apontamentos e coloca questões pertinentes durante a conversa com o recrutador. Tenta também transmitir a tua criatividade e resiliência. Estas são as características das quais os recrutadores se vão lembrar.
4. Tem atenção à tua Marca Pessoal
Deixa uma marca junto dos recrutadores, aumentando a possibilidade de se lembrarem de ti no fim da entrevista. Isto consegue-se através de passos simples como:
– Despede-te das pessoas, em especial do recrutador, referindo o nome dele e dando um aperto de mão, por exemplo.
– Não deixes lixo na sala onde foste entrevistado. A garrafa de água que usaste, os post-its, papéis ou quaisquer outros materiais devem ser levados por ti para o lixo no final da entrevista.
– Deixa um Currículo e uma boa carta de apresentação que entregas em mão aos recrutadores, se ainda não o tiveres feito.
5. Dá uso às capacidades e competências ganhas anteriormente
Em situação de procura de um novo trabalho, não desvalorizes a tua experiência anterior, mesmo que numa área diferente daquela a que agora te candidatas. Aprende a apresentar as tuas capacidades, conhecimento e experiência adaptadas para o papel que pretendes assumir. Assim, ainda te mostras multifacetado!
Boa sorte para a tua próxima entrevista de emprego!