Mais do que a valorização da hierarquia, focamo-nos aqui na forma como devemos olhar para o trabalho e apresentá-lo à respetiva liderança. O potencial pessoal deve ser valorizado, mas o gosto e motivação pelos resultados também. Então, apresentamos-te 5 frases a evitar no ambiente de trabalho. São elas:
“Isso não faz parte das minhas funções”
E que tal substituíres por:
“Quero ajudar, mas se o fizer não entrego este outro projeto a tempo” ou “Tenho este tempo disponível entre projetos. Como posso ajudar?”
É bom para o desenvolvimento do perfil profissional participar noutras atividades não pertencentes à função que desempenhamos habitualmente. Deste modo, é possível aprender sobre outras áreas e sobre o funcionamento da própria organização. Mas, se para o fazer, estivermos a colocar o trabalho e funções designadas em causa, isto deve ser do conhecimento da chefia. Assim, conseguimos perceber quais as prioridades.
“Isso vai ser impossível”
“Posso dar uma ideia?! Porque não fazemos antes assim?” ou “Penso que deste modo funcionará melhor porque (…)” Não são frases que soam melhor?
Uma atitude positiva tem vantagens para todos. Além disso, qualquer chefia gostará de ver o conhecimento da sua equipa sobre o assunto que expõe e de ouvir propostas fundamentadas.
“A culpa não é minha”
Quando algo de estranho acontece numa organização é normal que mesmo que a culpa não seja tua, queiras distanciar-te do ocorrido. No entanto, de nada adianta “apontar o dedo”. Mostrar interesse em encontrar uma solução e não em encontrar um culpado, é sempre a melhor opção.
“Eu já fiz isso antes”
Essa expressão mostra falta de flexibilidade e capacidade de aprender coisas novas. Ou seja, essa pessoa não está disposta a adaptar-se às mudanças e a aprender novas competências, o que pode ser prejudicial para a equipa e para a empresa. Em vez disso, é recomendado usar expressões como “Eu estou disposto a aprender” ou “Eu estou ansioso para me adaptar a essa nova tarefa” para transmitir um espírito de colaboração e disposição para aprender e crescer profissionalmente.
“Não sei…”
Essa é uma das frases a evitar no ambiente de trabalho que, na maior parte das vezes, pode e deve ser completada. Como?
“Não sei… O que pode dizer-me sobre o assunto?”
“Não sei… Quais são as melhores fontes sobre o tema?”
“Não sei… mas vou investigar sobre isso!”
É importante assumir um espírito positivo, tanto pessoal como profissionalmente. Deves, por isso, acreditar em ti e na tua capacidade de aprender. Ninguém sabe tudo e isso não é nem deve ser um problema! O que pode gerar um problema é não ter interesse em saber mais, sobre determinado tema ou sobre vastos assuntos, isso dependerá da pessoa e da função que desempenha e perfil profissional que quer desenvolver.
Experimenta fazer esta mudança e verás que o ambiente de trabalho será propício para o sucesso profissional de todos, não colocando ninguém em questão!