O perfil comercial que a saúde oral (ainda) não sabe que precisa

2025-08-25

O mercado da saúde oral atravessa uma profunda transformação, evoluindo de um modelo meramente clínico e tradicional para um ecossistema de negócio cada vez mais competitivo. Esta mudança, impulsionada pela entrada de grandes grupos e clínicas, criou uma necessidade de recrutar profissionais comerciais especializados.

saúde oral

A contratação de profissionais comerciais especializados no mercado de saúde oral, essencial para a sustentabilidade e crescimento do negócio é, no contexto atual, um tema que merece profunda atenção.

A digitalização e o marketing digital revolucionaram a forma como os profissionais da área comercial se relacionam com os pacientes, tornando-os motores de crescimento para o sector da saúde oral. A presença digital das empresas, através de publicidade em redes sociais e plataformas on-line, não só amplifica a notoriedade da marca, como impulsiona de forma crucial a captação e fidelização de pacientes. Simultaneamente, a crescente procura por odontologia estética e a adoção de novas práticas tecnológicas têm também impulsionado este crescimento de vendas, aumentando a necessidade de equipas comerciais capazes de comunicar esse novo valor.

Em sintonia com o digital, o papel do consultor comercial na área da saúde oral ultrapassou a mera venda de um produto. Hoje, a sua missão é a venda personalizada de uma experiência de excelência para o paciente. O comercial é, cada vez mais, responsável por um acompanhamento dedicado ao longo de toda a jornada de tratamento dos pacientes – um fator que se revelou crucial para construir uma relação de confiança e lealdade. Num mercado onde a oferta é cada vez mais diversa, a fidelização alcançada constitui o elemento-chave que garante o regresso do paciente. 

Em termos de recrutamento e, dada a sensibilidade do sector, a área da saúde tem-se revelado um desafio. Por um lado, a procura de perfis é extremamente exigente, requerendo um profissional com conhecimentos técnicos específicos e soft skills orientadas para o relacionamento interpessoal, como a empatia, que permita criar uma relação próxima e genuína com o paciente. Além disso, é essencial encontrar profissionais ponderados e éticos. Por outro lado, constata-se uma resistência inicial à área comercial na saúde que, por vezes, dificulta o processo de recrutamento. Esta resistência resulta do ceticismo e da pouca abertura que os pacientes de saúde oral demonstram face à abordagem de comerciais, valorizando a opinião de um técnico de saúde acima de qualquer proposta de venda.

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