Vítor Hugo Ferreira é doutorado pela Universidade de Lisboa (ISEG) em Empreendedorismo e Inovação, com foco nas dinâmicas de inovação e recuperação regional. Foi Diretor Executivo da Leiria Business School em Portugal até 2020. É professor associado do Instituto Politécnico de Leiria e tem colaborado com algumas escolas de gestão europeias na Finlândia, Holanda, Hungria e França. Desde o seu mestrado, que se centrou em Portugal vs. China: Estratégias, Competências e Inovação, tem trabalhado como consultor em projetos de empreendedorismo e inovação para muitas empresas e associações empresariais, onde também trabalhou como consultor de negócios e ministrou cursos para empresários. Foi corresponsável por vários estudos importantes como a comparação da indústria de moldes portuguesa com a chinesa, a avaliação das necessidades de educação da Região de Leiria e a avaliação de uma indústria baseada no hidrogénio na África do Sul. É autor de muitos trabalhos científicos publicados, presidente da GBATA (Global Business and Technology Association) e revisor em muitas conferências e revistas diferentes. Foi ainda coordenador do Mestrado em Controlo de Gestão e co-coordenador do Mestrado em Empreendedorismo e Inovação. É professor convidado do IBS – ISCTE em Lisboa, da Coimbra Business School e da Universidade Feevale no Brasil. É cofundador e gestor da Plan4Sustain. Atualmente é Diretor Geral da Startup Leiria.
Gonçalo Lopes, natural de Leiria, nasceu em 1975, é casado e pai de dois filhos. Estudou em Leiria até ao ensino secundário, tendo feito em Lisboa a licenciatura em Economia no ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão. Trabalhou como gestor e consultor nas áreas dos seguros, turismo, agricultura e projetos de investimento comunitários. Foi professor do ensino superior nas disciplinas de gestão e turismo. Desempenhou o cargo de Diretor Regional do Instituto Português da Juventude e foi adjunto do Governo Civil de Leiria. No Município de Leiria, integra o Executivo desde 2009, tendo, como vereador, assumido várias pastas, em áreas como a Educação, Desporto, Desenvolvimento Económico e Cultura. É, desde 26 de agosto de 2019, presidente da Câmara Municipal de Leiria, sendo igualmente presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria.
Conceição Zagalo, nasceu a 13 de outubro de 1952. É casada, tem duas filhas e uma família muito grande. Da base até ao topo desenvolveu a sua carreira na IBM onde, ao longo de quase quatro décadas e com algumas experiências noutros países e noutros continentes, conciliou vida profissional, pessoal e familiar.
A comunicação, o marketing e a cidadania sempre foram o seu fascínio, e foi aí que residiu a sua escolha na hora de encetar um novo ciclo de vida. Considerando-se uma voluntária compulsiva, e tendo realizado diversas missões de cooperação no Vietname, em Moçambique, em 6 ilhas do arquipélago de Cabo Verde, em São Tomé e Príncipe e em Timor, dedica os seus dias à gestão associativa, a atividades docentes, à consultoria em organizações do setor social, às causas, aos temas de género, ao empreendedorismo social… aos quatro netos. Recebeu diversas distinções ao longo da sua vida, como os Prémios Carreira atribuídos pela Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa e, mais recentemente, pela Revista Human Resources e pela Revista Exame. Foi Vencedora na Women 3.0 Awards 2023 na Categoria Mulher da Década. Das muitas distinções granjeadas releva a que lhe foi atribuída pela Amnistia Internacional, juntamente com outras vinte e cinco mulheres em todo o mundo, pela sua especial dedicação às causas sociais. Conceição Zagalo assume-se como entusiasta pelas pessoas e pela vida.
João Pereira, nascido em Coimbra a 6 de fevereiro de 1992, iniciou a sua carreira como treinador nos escalões de formação, passando por clubes como Mealhada, SC Braga, Paralimni FC, Académica OAF e FC Porto. Foi adjunto da seleção de Moçambique durante dois anos, antes de se destacar no Amora FC, onde levou a equipa à fase de subida da Liga 3. Fez história no Alverca ao conquistar a Liga 3, devolvendo o clube à Segunda Liga após 19 anos e tornando-se no mais jovem treinador a ser campeão nacional em Portugal.
Atualmente no Casa Pia, é o treinador mais jovem da Primeira Liga e já entrou para a história ao bater diversos recordes, entre os quais o recorde de pontos do clube no principal escalão do futebol português. Com um percurso ascendente e impacto imediato, aos 33 anos é visto como um dos treinadores mais promissores da nova geração em Portugal.
Pós-graduado pelo ISCTE-IBS em Marketing Management. Mais de 9 anos de experiência em incubadoras e aceleradoras. Avaliou e acompanha centenas de projetos e startups Júri de diversos concursos de empreendedorismo Consultor de Marketing, especializado em implementação de sistemas de Marketing de automação em diferentes verticais. Marketing Manager na CODI, empresa de impressoras 3D e de desenvolvimento de produto Fundador de uma startup na área tech relacionada com tecnologia de combate a incêndios.
Fernando Rente é um especialista em Comunicação e Marca com cerca de duas décadas de experiência nos setores Farmacêutico, Retalho e Corporate. Antes de sua posição atual, foi Corporate Brand Manager no Grupo Jerónimo Martins, tendo também gerido a comunicação da Roche Farmacêutica.
Atualmente, é responsável pela gestão da marca corporativa e do employer branding do Doutor Finanças, uma fintech portuguesa que ajuda as pessoas a tomar melhores decisões financeiras.
Sérgio Godinho é um especialista em talento e recrutamento com uma sólida experiência no setor tecnológico. Atualmente integra a equipa do Doutor Finanças, onde continua a desenvolver soluções de atração e gestão de talento. Ao longo da sua carreira, tem trabalhado com diversos mercados internacionais, destacando-se especialmente nos contextos português e alemão. É ainda organizador do TEDx Figueiró dos Vinhos e autor de 3 livros de ficção.
André Ribeiro Pires é membro do Executive Board do Clan (anteriormente Multipessoal) desde outubro de 2018, e ocupa a posição de Chief Operating Officer, sendo responsável por liderar a transformação digital da organização.
É licenciado em engenharia de sistemas multimédia e pós-graduado em Digital Enterprise Management, pela Universidade Nova de Lisboa. Entre 2014 e 2018 liderou a área de inovação e desenvolvimento da Randstad Portugal, através da criação de produtos, soluções e novos modelos de negócio, bem como na gestão de projetos globais. Anteriormente, desempenhou funções na Portugal Telecom liderando vários projetos e equipas na área de customer excellence. 2006 marca o início da sua carreira como empreendedor estando envolvido em diversos negócios digitais e tecnológicos.
Assume-se como um acelerador que aplica a tecnologia na transformação e simplificação dos processos de negócios, proporcionando alta performance.
Licenciado em Engenharia Eletrónica e de Telecomunicações pela Universidade de Aveiro, António Relvas trabalhou inicialmente na área da telemedicina ligado ao IEETA e ao Hospital de Santo António, no Porto.
Posteriormente especializou-se em arquitetura de software, tendo chegado à TEKEVER em 2005, onde foi responsável pelo desenho de sistemas para dispositivos móveis. Na divisão de sistemas autónomos desde 2009, esteve à frente da equipa de arquitetura dos sistemas e do auto-piloto. Posteriormente passou a diretor de Engenharia e, atualmente, lidera o departamento de Investigação e Desenvolvimento deste grupo empresarial.
Luís Febra, natural de Maceira, Leiria, é Presidente da Direção da NERLEI CCI, membro do Conselho Geral do Politécnico de Leiria e Fundador e CEO do Grupo SOCEM, empresa do setor dos moldes e plásticos com presença internacional no Brasil, México, China e República Checa. Licenciado em Gestão de Empresas, possui uma pós-graduação em Investimentos e Mercados Financeiros, além de diversos cursos de gestão avançada. Com uma carreira que atravessa vários departamentos e países, destaca-se como gestor, formador, coach internacional, orador e formador de inteligência emocional.
CEO da ONE, marca portuguesa de relógios e jóias com operação internacional, presente em múltiplos mercados e reconhecida pelo seu foco em design acessível, inovação e storytelling de marca.
Passagem de 10 anos na McKinsey & Company, onde liderou projetos de estratégia, organização e transformação digital principalmente nos setores da banca e do retalho.
Também com experiência em marcas de moda e e-commerce de luxo, como a Yoox, Net-a-Porter e Farfetch.
Natural de Leiria, é licenciada em Gestão pela Universidade Católica de Lisboa, e realizou um MBA na London Business School (Reino Unido) e na Columbia University (EUA).
A Catarina é atualmente Head of Learning and Development no Lidl Portugal. A coordenar as operações de formação e desenvolvimento da empresa a nível nacional, acumula a esta função a conclusão de um doutoramento em Recursos Humanos na Universidade de Lisboa e um podcast sobre Formação e Desenvolvimento, no qual é host.
Psicóloga de formação, é apaixonada pelo potencial humano, tendo dedicado já quase uma década a esta área de Gestão de Pessoas, num percurso que engloba consultoria e cliente interno.
Natacha Gama Pereira, apaixonada por comunicação, marketing digital e educação, juntou-se em 2018 à Lisbon Digital School, inicialmente com a função de Corporate Director, tendo assumido em 2021 a liderança da Escola de Formação focada no ensino do Marketing Digital e Inovação, com a missão de ajudar marcas, empresas e profissionais a navegar no mundo Digital com estratégias eficazes e ferramentas inovadoras, e promover a literacia digital.
Formada em Línguas e Literaturas Modernas, com Pós-Graduação em gestão Aplicada pela Nova SBE, o seu percurso passou por grandes desafios e aprendizagens no grupo Impresa, onde descobriu a paixão pelo marketing e pela criação de conexões autênticas.
Como Keynote Speaker, partilha insights e tendências sobre liderança, Formação e Desenvolvimento, com base na sua experiência e crescimento.
Quando não está a explorar novas estratégias, podem encontrá-la a correr 🏃♀️, a viajar ✈️, a mergulhar numa boa leitura 📚 ou a desfrutar do mar.
Reinaldo Sousa Santos vive empenhado em levar mais felicidade para as pessoas no trabalho. Fundador e diretor executivo da Happy Tree – People. Work. Community., autor, investigador e professor de gestão de recursos humanos em universidades e escolas de negócios. Integrou a Comissão Técnica que elaborou a norma NP 4590:2023 «Sistema de gestão do bem-estar e felicidade organizacional». Concluiu o doutoramento em ciências empresariais pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, com tese sobre o bem-estar no trabalho. Tem pós-graduação em gestão de recursos humanos e licenciatura em sociologia das organizações. Foi diretor de recursos humanos em empresas do maior grupo português do setor ambiental, com diversas presenças nas 100 Melhores Empresas para Trabalhar em Portugal. É orador frequente em eventos sobre a felicidade e gestão das pessoas no trabalho.
Nasceu em Barcelos e vive no Porto. Tem no Natal os dias mais perfeitos do ano e celebra a vida com cálices de vinho do Porto. Gosta de pessoas, árvores e palavras. É pai do Guilherme.
Eduardo é Diretor de Marketing e Comunicação do Clan desde 2019, no qual é também responsável pela oferta de serviços nas áreas de Employer Branding e Recruitment Marketing. É ainda formador nestas áreas na Lisbon Digital School e mentor de profissionais e empresas na Unicorn Factory Lisboa, no programa Nova SBE VOICE Leadership e na associação dNovo.
Natural de Coimbra, Eduardo é licenciado em Economia pela Nova SBE e possui também um Mestrado Internacional em Gestão da Católica-Lisbon SBE. A nível profissional, o Eduardo iniciou a sua carreira na EY como Consultor e, em 2016, juntou-se à Winning Scientific Management, na qual assumia o cargo de Chief Operating Officer antes de integrar a equipa do Clan (anteriormente Multipessoal).
Tem vindo a desenvolver o seu percurso profissional sempre ligado às Pessoas porque é isso que a faz feliz. Depois de mais de 20 anos de experiência em diferentes setores, junta-se ao Grupo Lusíadas Saúde para dar forma à Direção de Pessoas e Talento, com o desafio de criar uma experiência positiva dos Colaboradores ao longo de toda a sua jornada na Organização. Desde a atração, recrutamento, onboarding, employer branding, desenvolvimento de competências, identificação de potencial, gestão da performance, carreiras, compensação e benefícios, plataformas digitais, o seu dia a dia é sempre diverso e intenso … tal como gosta!
Cláudia Palhais é Mestre em Gestão de Recursos Humanos pelo ISLA e licenciada em Gestão e Administração Pública, com especialização em RH, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa. Com mais de 25 anos de experiência na área, tem desempenhado funções de liderança em Recursos Humanos em empresas nacionais e multinacionais como a CS – Coelho da Silva, CT – Cobert Telhas (Grupo Uralita) e a cadeia hoteleira Choice Hotels International. Ao longo do seu percurso, destacou-se também como consultora e formadora em organizações como a Consenso, NERLEI e SOPROFOR.
Ana Filipa Rodrigues Queimado, natural de Alcobaça, licenciada em Direito pela Universidade Nova de Lisboa, com percurso de formação em Salamanca (Erasmus), Madrid (Mestrado Direito Meio Ambiente pela Universidade Complutense), Florença (EU Institute) e novamente em Portugal (Pós-Graduação em Direito do Trabalho e da Segurança Social – Univ. Nova de Lisboa – e Pós-Graduação avançada em Gestão de Recursos Humanos – ISLA).
Começou a trabalhar com 24 anos num grupo de empresas de serviços diversos em Lisboa, onde teve a primeira experiência de trabalho em RH. Três anos depois integrou o projeto da Transportes Paulo Duarte como Responsável de RH acumulando mais tarde a área jurídica.
Em 2018 regressa ao distrito de onde é natural para integrar a MD Group onde se encontra neste momento.
Mãe de um desportista de 12 anos, benfiquista assumida, adora apreciar arte, ler, viajar, o mar e a força do silêncio.
Empreendedor social apaixonado pelas áreas da Educação, Inovação e Impacto.
Co-fundador e diretor executivo do Fundo de Impacto Nguzu => Programa de Mobilidade de Talento nos Ecossistemas de Educação e Inovação LATAM e África (com maior impacto nos Países de Língua Portuguesa).
O Fundo de Impacto da Nguzu é parceiro da Startup Leiria, tendo um programa conjunto de Softlanding para a região de Leiria para empreendedores, profissionais e estudantes (exemplo: atração de startups como a Manycontent, a QualityMap ou a MARQHR).
Um dos casos de estudo do Fundo de Impacto da Nguzu foi o seu envolvimento no processo de atração do Web Summit para o Brasil (2017 – 2020) e o seu trabalho atual no desenvolvimento de política pública para o posicionamento da Cidade do Rio de Janeiro na atração de investimento e talento nas áreas da Inovação e Tecnologia (2021 – 2030).
É um dos quatro cofundadores da Sensei e o CEO da plataforma criada com o objetivo de revolucionar o negócio do retalho mundial, através de uma tecnologia que permite automatizar por completo as lojas físicas, sem necessidade de fazer scan a produtos ou mesmo realizar pagamentos físicos.
Formado em Design de Produto, construiu um currículo académico extenso, mas pouco tradicional, ancorado na sua visão multidisciplinar da tecnologia, intensa curiosidade e foco na ética empresarial.
Iniciou a carreira na área do design computacional, apaixonou-se pela energia e sustentabilidade, até perceber o que podia fazer com a tecnologia no MIT Media Lab. Trabalhou e fez investigação em diversos países e empresas, da Dinamarca aos EUA, em áreas como a Internet das Coisas (IoT), mobilidade elétrica e automação. Desde então tem-se dedicado a construir liderar projetos pensadas para fazer a diferença na vida das pessoas.
João Couvaneiro é Conselheiro do Conselho Nacional de Educação; Conselheiro do Conselho Nacional para a Inovação Pedagógica no Ensino Superior; Professor na Egas Moniz – School of Health & Science, onde dirige o Modeling and Simulation Hub do CiiEM – Egas Moniz Center for Interdisciplinary Research e o Departamento de Inovação Pedagógica e e-Learning; é Expert Delegate no Digital Education Council; integra o Conselho Pedagógico do Almada International School e é Apple Professional Learning Specialist. Desempenhou funções de assessoria especializada na área da educação e formação de jovens e adultos, no Gabinete do Secretário de Estado da Educação. Foi Professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Tutor na Universidade Aberta. Foi Professor Coordenador e Diretor da Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada. Lecionou em diversos estabelecimentos de ensino básico e secundário (Escola António Augusto Louro, St. Peter’s School e no Colégio dos Plátanos). Com o apoio do Institute of Art, Design and Technology (Irlanda), desenvolveu em Moçambique o projeto School in a Box. Tem feito investigação na área da história social e política, com destaque para as temáticas relacionadas com história da educação. Tem apoiado processos de inovação educacional e de integração das tecnologias em contextos educativos. Reconhecido como Apple Distinguished Educator, foi também finalista da edição mundial do Global Teacher Prize. Integrou a Direção da Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional. Foi membro do Conselho de Administração do Madan Parque. É membro do Conselho Estratégico Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação (i3N), do Conselho Consultivo da Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos, Presidente do Conselho Científico da Associação Portuguesa para a Inovação e Empreendedorismo Social e Digital. Integrou o Conselho Geral de diversas escolas agrupamentos de escolas. Foi eleito vereador da Câmara Municipal de Almada nas eleições autárquicas de 2017-2021, onde assumiu a vice-presidência e diversos pelouros, entre eles o da educação. No mandato de 2021-2025 é deputado municipal e preside à Comissão de Educação, Desporto, Juventude e Cultura da Assembleia Municipal de Almada.
Fundador da Comunidade Employer Branding Portugal, Marketing & Employer Branding Director na The Key Talent, Professor convidado na área de Employer Branding no INDEG-IUL e na Porto Executive Academy, formador especializado na área de Employer Branding.
20 anos de experiência no mix HR+Marketing, sendo o criador do conceito MaRHketer.
Docente na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria. Foi Embaixadora de G&D da Rede Regional de Universidades do Politécnico de Leiria e é membro da Comissão Científica-Pedagógica dos programas de licenciatura e mestrado em Administração Pública da Escola Superior de Tecnologia e Gestão. Foi uma das copresidentes do leadership track/SIG09 OB-HRM da EURAM European Academy of Management 2024 e editora associada da Revista de Administração de Empresas (RAE). Atualmente é editora associada da Brazilian Administration Review. A Dra. Tânia Marques publicou e apresentou o seu trabalho em importantes revistas e conferências internacionais. Durante a sua carreira académica, assumiu diversas funções de gestão e administração, incluindo a de diretora do Mestrado em Negócios Internacionais e de membro do Conselho Científico durante vários anos. Anteriormente, trabalhou para o setor privado em empresas de seguros e consultoria. As suas principais áreas de investigação são o comportamento organizacional (estudos com foco específico na Liderança Responsável) nos setores público e privado, a expatriação e os aspetos transculturais nos negócios.